Como criar um programa fidelidade para sua cafeteria – Guia Completo

Guia completo para montar um programa de fidelidade na sua cafeteria

Como criar um programa de fidelidade na sua cafeteria - Guia Completo
Joshua Veiga - 7 de Fev, 2024

Entenda as vantagens do programa de fidelidade

Você já se perguntou por que grandes marcas investem tanto em programas de fidelidade? A resposta é simples: eles retêm clientes e aumentam a receita. Um cliente fiel não só volta sempre como também se torna um defensor da sua marca.  Além disso, um programa de fidelidade bem estruturado pode atrair novos clientes e aumentar o ticket médio dos existentes. Ou seja, é uma estratégia de marketing poderosa para sua cafeteria.

Exemplos de programas de fidelidade bem-sucedidos

 No mundo dos cafés, várias cafeterias de renome, tanto brasileiras quanto internacionais aderiram à ideia de programas de fidelidade. Olhemos para a rede brasileira Café do Ponto, que implementou um programa onde cada compra acumula pontos que podem ser trocados por produtos. Uma iniciativa semelhante pode ser observada na rede Fran’s Café, que oferece benefícios exclusivos para clientes membros do seu programa.

 Passando ao cenário internacional, temos o já citado programa da Starbucks, que é um dos mais reconhecidos mundialmente. Nele, clientes acumulam estrelas a cada compra, e essas estrelas podem ser trocadas por bebidas ou itens alimentares gratuitos. Outra grande cadeia é a Costa Coffee, do Reino Unido, que conquistou clientes com um esquema de pontos que gera créditos a cada item comprado, o que pode ser trocado por bebidas grátis ou descontos.

 Sem dúvida, é possível notar o sucesso desses programas por meio do engajamento e crescimento contínuo da base de clientes. Ao adotar estratégias semelhantes, a sua cafeteria poderá não somente reter clientes fiéis, mas também encorajar o boca-a-boca positivo e atrair novos apaixonados por café.

 Já pensou em que tipo de recompensas realmente animariam seus clientes a voltar? Será que você já dispõe de recursos para começar um programa assim, ou o que necessita para colocar essa ideia em prática?

1. Defina os objetivos do seu programa

Antes de começar a montar o programa, é importante estabelecer claramente quais são seus objetivos. Isso pode variar desde aumentar a frequência dos clientes até incentivar.

Escolha o tipo de programa que melhor se adequa à sua cafeteria

Existem diversas opções para programas de fidelidade, como pontos acumulativos, descontos progressivos ou até mesmo um sistema de recompensas personalizado. O importante é escolher o que melhor se encaixa na sua cafeteria e no perfil dos seus clientes. Não tenha medo de testar diferentes tipos de programas até encontrar o ideal.

2. Conheça o seu cliente

Antes de mais nada, entenda quem são seus clientes e o que eles valorizam. É pela manhã que eles buscam o aroma do seu café? Ou no meio da tarde, para uma pausa relaxante? Conhecer seus hábitos e preferências é crucial para criar um programa atraente.

Um meio de fazer isso é disponibilizar um QrCode com um formulário para seus clientes do que mais lhes interessa em uma pausa para o café, o que lhes motiva para isso e o que eles procuram quando pensam em tomar um café fora de casa. Afinal, podemos tomar café em casa, o que motiva o cliente a ir em cafeterias não   o produto apenas, é o momento, o ambiente e qualquer outro motivo que der a ele. Você é responsável pela vontade do seu público.

3. Defina regras claras para o programa de fidelidade

 O seu programa precisa ser fácil de entender e participar. Quantos pontos são necessários para ganhar uma recompensa? Os pontos expiram? Respostas claras a essas perguntas garantirão que os clientes saibam o que esperar e como se engajar.

4. Seja criativo nas recompensas

Ofereça recompensas únicas que somente sua cafeteria pode proporcionar. Talvez um acesso exclusivo a um novo sabor de café, ou descontos vantajosos para o cliente. Para te ajudar a criar suas recompensas, tenha como exemplo a maior franquia de cafeterias do planeta, a Starbucks! Seu programa fidelidade oferece:

  • Bebidas gratuitas no dia do seu aniversário;
  • Doses extras de expresso nas suas bebidas;
  • Descontos e promoções especiais;
  • Acesso antecipado aos lançamentos exclusivos da marca;
  • Expresso gratuito ao adquirir um pacote de café;
  • Bebidas gratuitas ao acumular uma determinada quantidade de estrelas.

5. Faça combos

Incentive vendas adicionais criando combos especiais que acumulem pontos. Por exemplo, uma promoção matinal de café com pão de queijo, perfeita para começar o dia. É uma ótima forma de fidelizar seus clientes associando produtos/combos em momentos especiais, como comemorações, tempos de relaxamento durante o dia, refeições importantes da rotina e etc.

6. Defina a pontuação

Decida quantos pontos cada compra vale e quanto eles devem acumular para ganhar recompensas. Lembre-se que o sistema deve ser tanto gratificante quanto sustentável para o seu negócio. Tenha como exemplo uma cafeteria muito famosa brasileira que pratica esse sistema de pontuações, a Kopenhagen, que possui um dos melhores índices de vendas no ramo de cafeterias no Brasil.

7. Planeje a longo prazo

Seu programa de fidelidade não é uma promoção de curto prazo, mas uma estratégia de engajamento contínua. Como você irá manter seus clientes interessados ao longo do tempo?  Pense em novas recompensas, atualizações no sistema e ações para manter o programa sempre fresco e atrativo. Mantenha-se à frente da concorrência oferecendo benefícios exclusivos que mantenham seus clientes fiéis e motivados a continuar comprando com você. Portanto, planeje com antecedência e esteja sempre atento às necessidades e desejos de seus clientes.  Entre em contato com eles regularmente para obter feedback e melhorar ainda mais seu programa de fidelidade. Com essa abordagem estratégica, você garantirá o sucesso contínuo do seu negócio a longo prazo.

8. Comunique-se constantemente

Lembre-se de que a comunicação é a alma do negócio — e nos programas de fidelidade, isso não é diferente. Você deve manter um diálogo contínuo com seus clientes, informando-os sobre as novidades, promoções, e claro, sobre como estão se saindo no programa de pontos. Utilize todos os canais disponíveis: e-mail, redes sociais, aplicativos e até mesmo o contato direto no ponto de venda. A ideia é que o cliente sinta-se especial e parte de um grupo seleto que tem acesso a vantagens exclusivas. Como você pode seriamente nutrir esse relacionamento a fim de incentivá-los a retornar à sua loja e não à concorrência? Pense em estratégias de comunicação personalizadas que ressoem com seu público-alvo, sempre fornecendo valor real a cada interação.

9. Invista no espaço

Não é só a comunicação virtual que importa. O espaço físico da sua loja também pode ser uma poderosa ferramenta para fortalecer o relacionamento com seus clientes fiéis. Crie um ambiente acolhedor e agradável, que reflita os valores da sua marca e cative os consumidores. Ofereça uma experiência de compra personalizada, com atendimento excepcional e momentos especiais que os façam se sentir únicos. Além disso, use o espaço para promover eventos exclusivos para seus clientes fiéis, como pré-vendas de produtos ou workshops temáticos. Essas interações presenciais fortalecem a conexão emocional entre sua marca e seus clientes, aumentando sua fidelização. Não subestime o poder do ambiente físico em deixar uma impressão duradoura nos consumidores.

10. Monitore os resultados

Após o lançamento do programa de fidelidade, é importante monitorar os resultados e feedbacks dos clientes. A atenção especial deve ser dada aos aderentes, ouvindo suas reclamações, dúvidas e comentários. Além disso, é fundamental acompanhar os resultados financeiros para avaliar o desempenho do projeto.

Uma forma de simplificar o monitoramento é por meio do uso de um software especializado, como o Fidelêco, Fidelimax ou StayApp. Essas ferramentas possibilitam o gerenciamento dos dados dos clientes, identificam padrões e segmentam com base nos seus comportamentos de consumo. Ao utilizar a tecnologia, o programa de fidelidade se torna mais ágil, inteligente e simples de gerenciar.

Seguindo esses passos, o programa de fidelidade proporcionará à sua empresa um diferencial de seus concorrentes.

11. Divulgue o programa de fidelidade

Use todas as ferramentas disponíveis – redes sociais, email marketing, website, sinalizações na loja – para divulgar o seu programa. Certifique-se de que os clientes saibam como participar.

12. Tenha um site para divulgar seu programa de fidelidade

Um site pode ser uma potencial vitrine não apenas para seu programa, mas para sua cafeteria como um tudo, e, pode ser uma plataforma onde clientes acompanham seus pontos e resgatam recompensas. Além do mais, é uma ótima fonte de clientes novos, afinal, mais de 90% dos usuários no Google do Brasil utilizam a plataforma em busca de serviços/estabelecimentos locais ou produtos para comprar. Utilize a maior plataforma de buscas do planeta ao seu favor!

Este foi o guia completo para fidelizar sua cafeteria! Confira nosso outro artigo sobre como divulgar sua cafeteria, garanto que será de muita utilidade para seu negócio.

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