Como fazer minha empresa aparecer no Google?
Assim como seus clientes, você também já deve ter utilizado as buscas do Google para encontrar serviços, produtos etc. Tendo isso como base, é inegável o fato de que você precisa estar na internet, principalmente no Google, para que seu negócio seja visto pelo resto das pessoas, mas como fazer isso?
Conteúdo do Artigo
Apesar do que parece, ganhar visibilidade para seu negócio é muito simples, basta seguir o que os tópicos abaixo dizem para ser feito. Veja neste artigo como fazer sua empresa aparecer no Google de forma eficaz, simples e econômica.

1. Google Meu Negócio
Quando você busca por serviços como restaurantes, barbearias, etc., o Google apresenta uma lista de estabelecimentos do nicho com endereço, número e localização no Maps. Essa funcionalidade é o Google Meu Negócio, uma ferramenta para contar a história da sua marca, sanar dúvidas dos clientes, receber avaliações, criar ofertas e manter informações atualizadas sobre sua empresa.
Essa é uma ótima forma de fazer sua empresa aparecer no Google, seja física ou online, através de um perfil que você mesmo cria e, se feito corretamente, é posicionado no topo dos resultados.
Aqui está o que você pode compartilhar com o Google Meu Negócio:
- Descrições do seu negócio e serviços/produtos;
- Formas de contato (telefone, redes sociais, e-mail, etc.);
- Endereço físico/virtual;
- Fotos e vídeos da empresa;
- Horários de pico e de funcionamento;
- Avisos ou eventos;
- Avaliações dos clientes.
Para empresas e pequenos negócios, essa ferramenta é mais eficaz do que criar uma conta no Instagram, pois permite que você coloque as informações que serão validadas por um longo período, sem a necessidade de postar diariamente algo novo.
As vantagens incluem:
- Aumento da confiança dos clientes;
- Análise precisa de resultados;
- Facilidade em atrair clientes;
- Geração de competitividade;
- Ampliação da audiência.
2. Tenha um site otimizado com SEO
Tenha um site
A maneira mais eficaz de impulsionar seu negócio online é garantir a presença de um site exclusivo que represente sua empresa e seus serviços. Websites são como os outdoors da era digital e seguem a mesma lógica: “Quem não é visto, não é lembrado”. Para melhorar sua visibilidade no Google, é crucial ter um site otimizado com a técnica de SEO (Search Engine Optimization), que visa criar um site conforme as normas técnicas e com conteúdo otimizado para palavras-chave específicas, garantindo que seu site seja um dos primeiros resultados nas buscas.
O trabalho de SEO não se limita apenas à criação do site, mas também à produção de diversos artigos relevantes sobre sua área de expertise. Isso atrai os clientes em busca de informações, direcionando-os ao seu site e, consequentemente, apresentando seu negócio e seus serviços. Essa prática visa gerar um grande volume de tráfego orgânico para seu site, sem a necessidade de investir em publicidade paga para atrair clientes. Além disso, ao implementar essa estratégia, você não apenas aumenta a visibilidade de seu trabalho, como também constrói uma autoridade sólida em seu nicho, destacando-se perante a concorrência.
Qual é a importância do SEO para o meu negócio?
O fator principal a considerar é o tráfego gerado para sua empresa. Quando se trata de tráfego orgânico, pensamos logo na criação de conteúdo nas redes sociais, como Instagram, YouTube, TikTok, entre outros. Embora a criação de conteúdo para redes sociais seja essencial, trabalhar com o Google pode ser mais inteligente e eficaz. De acordo com pesquisas do Google Brasil, 98% dos brasileiros o utilizam antes de realizar uma compra. Ao investir em artigos para um blog, você cria um conteúdo duradouro e de qualidade, não precisando de atualizações diárias. Este tipo de conteúdo é fundamental para impulsionar a visibilidade da sua empresa online.
3. Tenha um BLOG e produza conteúdo
Ter um site é importante, mas para otimizá-lo o principal é ter um BLOG.
Para ser bem posicionado no Google, é essencial ter conteúdo de qualidade. Produza ao menos 20 artigos em seu site para ser reconhecido como autoridade no assunto. A melhor forma de produzir é focar nas palavras-chave do seu nicho. Estude os artigos do Google e aborde os mesmos tópicos para responder às perguntas dos usuários. Aborde um tema comum em todos os artigos, relacionado ao nicho do seu negócio. Se tem uma barbearia, escreva sobre dúvidas de quem busca um bom barbeiro. Se é um restaurante, fale sobre receitas e curiosidades culinárias. Escreva artigos relevantes para o nicho da sua empresa.
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