Marketing do Starbucks: O que podemos aprender com essa marca?
O universo das cafeterias é repleto de segredos para conquistar e manter uma clientela fiel. Nessa busca por inspiração e conhecimento, voltamos nossos olhos para uma gigante indiscutível da área: o Starbucks. Com uma estratégia de marketing invejável, eles se posicionaram como líderes globais, atraindo uma tarefa de clientes devotos e apaixonados pela marca.
Conteúdo do Artigo
Para donos de cafeterias que buscam se destacar em um mercado cada vez mais concorrido, mergulhar nas estratégias do Starbucks pode oferecer valiosas lições. Veja o que os donos de cafeterias podem aprender com essa potência do café.

Visão Clara
O Starbucks não é apenas uma empresa que vende café – é um local que vende experiências. Desde o início, o Starbucks definiu-se como um “terceiro lugar” – um ambiente aconchegante entre o lar e o trabalho. Para os donos de cafeterias, ter uma visão clara do que sua marca representa é crucial. Pense: o que você quer que seus clientes sintam ou pensem quando visitarem seu estabelecimento?
Fácil Acessibilidade
O Starbucks, como uma marca de alta qualidade, atrai pessoas ocupadas, dispostas a pagar um pouco mais por momentos de relaxamento. Seu público-alvo principal são executivos e empresários bem-sucedidos, com uma renda média anual de US$ 90 mil, e estudantes universitários provenientes de famílias de classe média alta.
A empresa tornou mais fácil para esses grupos terem acesso aos seus produtos, abrindo lojas nos locais de trabalho dessas pessoas. Ao observar as lojas, podemos perceber que a maioria delas está localizada em áreas comerciais, bairros privilegiados e rodovias de serviço com estacionamento disponível.
A estratégia da Starbucks é posicionar suas lojas em áreas onde seus clientes costumam ir regularmente e adorariam comprar café a caminho do trabalho. Essa abordagem estratégica permite que a Starbucks ganhe mais visibilidade e atraia um grande número de pessoas.
Capacidade de Identificar e Atender aos Desejos dos Consumidores
Um dos segredos do sucesso da Starbucks reside em sua habilidade de compreender os desejos dos clientes e atendê-los de forma personalizada. O fundador da empresa, Howard Schultz, afirma que estão no ramo de pessoas para servir café, não apenas no ramo de servir café às pessoas. A empresa investe em pesquisas para conhecer melhor seus consumidores, utilizando os dados coletados para elaborar estratégias e campanhas, como o programa de fidelidade, que aumentou a frequência de visitas às lojas.
Além disso, a expansão da rede foi planejada com base nessas pesquisas. A Starbucks busca estar presente nos locais mais desejados pelos clientes, oferecer descontos e tornar o atendimento mais humanizado, como chamar os clientes pelo nome. Esses pequenos detalhes fazem toda a diferença e são frequentemente mencionados quando se fala do excelente atendimento da rede.
Prioridade para a Qualidade dos Produtos
A qualidade do produto é uma prioridade para a Starbucks. A empresa trabalha com produtos de alta qualidade e se preocupa com o processo de produção dos grãos de café que compra. A marca valoriza a relação com pequenos produtores e boa parte de seus grãos são provenientes dessas famílias, mas claro, com critérios rígidos para garantir a qualidade do produto. Por isso, a Starbucks conta histórias nas embalagens dos cafés, destacando a origem e diferencial do produto em relação à concorrência, além de mostrar a forma que trabalham serve de um diferencial e uma grande ferramenta de marketing para empresa.
Mix de Produtos
O cardápio expansivo do Starbucks é um testemunho da sua capacidade de inovar e diversificar. Oferecer variedade, desde bebidas clássicas até criações sazonais, mantém os clientes interessados e voltando por mais. Pense em maneiras de expandir seu próprio cardápio para agregar valor e atrair diferentes grupos de consumidores.
A Starbucks oferece também itens veganos para conseguir a atenção de todos os tipos de públicos, o que lhes trouxeram muito resultado, afinal, o seu público pela originalidade, variedade e diversidade do cardápio trouxe bastante fidelidade à marca. Conseguindo dessa forma,
Diversificação e Personalização de Produtos
O Starbucks é mestre em personalização, permitindo que os clientes modifiquem suas bebidas de incontáveis formas. Isto cria uma conexão pessoal com o produto e a marca. Considere como você pode incorporar personalizações em sua cafeteria, permitindo que os clientes tenham uma experiência única.
Busca Constante por Encantar e Surpreender as Pessoas
A capacidade de entender os desejos do consumidor está intimamente ligada à premissa de encantar e surpreender as pessoas. A Starbucks se destaca ao garantir a satisfação do cliente como prioridade, através de ações como tratar o cliente pelo nome e oferecer a bebida gratuitamente quando não há troco. A cultura da empresa se concentra em entregar uma experiência positiva, e a política de cliente oculto garante que a excelência no atendimento seja recompensada. Esses exemplos fazem parte do marketing da Starbucks, que busca criar uma imagem positiva e atrair mais vendas.
Como você pode encantar seus clientes?
A experiência do cliente é central para o sucesso do Starbucks, e deve ser para a sua cafeteria também. Exceder as expectativas é a chave para criar aquele fator “Uau!” Pode ser algo tão simples quanto a consistência do serviço excelente ou gestos pessoais como lembrar o nome do cliente e seu pedido favorito.
Traga essas lições para sua empresa e olhe para além da xícara de café. Lembre-se, é sobre cultivar uma comunidade, oferecer alta qualidade e criar experiências memoráveis. O Starbucks não é apenas uma cafeteria; é um destino. E sua cafeteria também pode ser.
De uma olhada em outros artigos que podem lhe interessar como:
Pingback: Marketing para cafeterias: Como divulgar sua cafeteria e atrair mais clientes – VerveigaWeb